fachada de uma barbearia antiga
Negócios

Saiba como surgiram as barbearias no mundo

Você sabe como surgiram as barbearias? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, principalmente quem as frequenta atualmente.

A história sobre o surgimento dos primeiros barbeiros e barbearias é bem curiosa. A seguir contamos como tudo começou.

Como surgiram as barbearias?

Os primeiros barbeiros do mundo surgiram na Grécia antiga no século 17.

Naquela época, ter barbas e cabelos compridos eram sinônimos de sabedoria, pois quanto maior a barba, mais velho o homem era.

Boa parte dos estudiosos, filósofos e pensadores da época eram assim, prova disso são as inúmeras estátuas deles apresentando suas imensas barbas.

Os barbeiros na época faziam um pouco de tudo, eram curandeiros, dentistas, cortavam barba e cabelo.

Naquela época, a medicina não era uma profissão única, de forma que quando alguém se adoentava, eles buscavam os farmacêuticos da época, bem como os curandeiros e barbeiros para ajudar no atendimento.

As barbearias também eram um local para cuidar não apenas do visual, mas do espírito e também ‘da cabeça’ sendo que muitos barbeiros também eram considerados os psicólogos ou conselheiros sociais de suas vilas.

Eram a eles que a população recorria quando precisavam ‘desabafar’. Eram eles também que davam conselhos para as pessoas tomarem as melhores decisões.

Pouco tempo depois do seu surgimento, um movimento em prol da beleza e estética dos homens gregos surgiu. Eles queriam se aproximar mais fisicamente das aparências de seus deuses, como Zeus e Ares.

Para isso, eles precisavam cortar seus cabelos e barbas de forma que ficassem parecidos com seus deuses.

Com o passar dos anos e décadas, as barbearias se tornaram cada vez menos um local de cura para problemas de saúde (o surgimento da medicina moderna também auxiliou nisso) e cada vez mais um local para estética. Isso ocorreu mais precisamente no século 19.

As barbearias ao longo do tempo

No século 19, por volta de 1850, as barbearias já eram locais exclusivos para a estética masculina.

Foi nessa época também que surgiu a primeira cadeira exclusiva para a barbearia, como apoio para os pés, assento reclinável e demais funções presentes nas cadeiras até hoje.

Em meados do século 20, já existiam barbeiros em quase todas as cidades do mundo. Uma profissão cada vez mais necessária.

Nos Estados Unidos, aproximadamente na década de 80, famosos e pessoas de grande poder aquisitivo começaram a frequentar as barbearias, trazendo ainda mais apreço e clientes para elas.

Os homens viam seus ídolos frequentando barbearias e queriam se assemelhar a eles, por isso começaram também a frequentá-las.

Já aqui no Brasil, as barbearias entraram em alta apenas na última década.

Isso ocorreu baseado nos modelos americanos, de agregar conteúdo a barbearia, como locais de lazer, produtos para cabelo e barba e até mesmo, estúdios de tatuagem vêm tornando o ambiente mais atrativo também para o público jovem e de meia idade.

O cuidado com o cliente, como o uso de gola higiênica também faz a diferença, deixando o ambiente mais profissional.

barbeiro trabalhando

As barbearias atualmente

Hoje as barbearias estão em alta no Brasil, se tornando locais cada vez mais agradáveis para os homens de todas as idades.

Por sua vez, alguns hábitos não mudam. Desde o início, as barbearias eram locais de socialização e os barbeiros, os ‘psicólogos’ de seus clientes.

Isso atualmente ainda não mudou. Os homens não vão até esses estabelecimentos apenas para aparar sua barba e cabelo.

Eles vão também para desabafar, falar de seus problemas, reclamar do último jogo do seu time, reclamar da política do país, ponderar sobre os erros e acertos da vida e etc.

Gostou de saber como as barbearias surgiram? A beleza masculina está cada vez mais em alta então, se você deseja investir neste segmento, não perca tempo e comece hoje mesmo a estudar.

Entre no site da http://neckpaper.com.br/ e veja os produtos que são indispensáveis para a sua barbearia.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply