Quem não gosta de um churrasco no final de semana? Ele é uma maneira de reunir os amigos e familiares para saborear carnes suculentas e apetitosas. E para facilitar o acontecimento deste evento social, você precisa conhecer as principais técnicas para acender a churrasqueira.
Geralmente a principal dificuldade das pessoas é acender a churrasqueira na hora de assar a carne, isso acontece na maioria das vezes por falta de prática. Por isso, selecionamos algumas maneiras que são rápidas e eficientes.
As 5 principais técnicas para acender a churrasqueira
Abaixo você verá algumas maneiras que ajudam bastante na hora de acender a churrasqueira.
Álcool Puro
Está técnica é bastante utilizada, pois é a maneira mais simples para acender uma churrasqueira. Devemos lembrar que para o álcool ser utilizado é necessário ter cuidado pela sua alta periculosidade de queimar o churrasqueiro ou quem irá acender a churrasqueira.
-
- Primeiramente comece a espalhar o carvão dentro da churrasqueira.
- Logo após adicionar o carvão na churrasqueira, despeje álcool em uma boa quantidade, você pode estar utilizando o álcool líquido ou mesmo o álcool em gel.
- Aguarde um pouco para que o carvão absorva o álcool.
- Logo após, acenda o fogo usando um pedaço de papel e jogue dentro da churrasqueira em cima do carvão. Nunca coloque suas mãos diretamente dentro da churrasqueira.
Papel Higiênico
Uma das principais técnicas para acender a churrasqueira é usar papel higiênico por ele ser fino e de fácil combustão. Para acender, você precisa enrolar o papel na mão, para fazer tipo um cone com ele.
Logo após, crie um espaço entre o carvão que está dentro da churrasqueira para colocar o papel higiênico. Em seguida, use um pouco de óleo de cozinha dentro dele para acender o fogo.
Após acender o fogo no papel, você precisa juntar o carvão em sua volta. A grande vantagem desta técnica é que será feita uma tocha que manterá o fogo aceso por tempo suficiente para formar brasas no carvão.
Sistema Vulcão
Essa técnica é uma das mais usadas para acender a churrasqueira, por conta da sua facilidade, você precisará apenas de uma garrafa de vidro e um jornal. Observe como fazer:
- Pegue as folhas do jornal e enrole fazendo uma de tira.
- Logo após, enrole todas as tiras na garrafa, mas não feche toda a garrafa.
- Depois disso, coloque a garrafa enrolada com os papéis na churrasqueira e coloque também o carvão.
- Retire a garrafa, mas mantendo o seu formato nos papeis que estão enrolados.
- Logo após, acenda o fogo.
O espaço da garrafa será o caminho que o ar irá circular para deixar o fogo aceso.
Técnica Do Pão
É uma técnica é estranha para algumas pessoas, mas ela é muito eficiente. Para acender o fogo de uma churrasqueira siga os passos abaixo:
- Pegue um pão francês que esteja velho e use álcool para encharcá-lo.
- Coloque o pão molhado com o álcool dentro da churrasqueira.
- Ponha o pão junto com o carvão formando uma espécie de pirâmide.
- Despeje um pouco de álcool no monte de carvão.
- Com bastante cautela, coloque fogo.
Cones De Papelão
Para colocar em prática essa técnica você precisará rasgar pedaços do saco de carvão para fazer um tipo de cone com eles. Dependendo do tamanho da sua churrasqueira, você irá precisar de uma grande quantidade de cones.
Para acender cada um deles você irá precisar de óleo de cozinha. Este sistema é um pouco demorado, pois o papelão demora mais para pegar fogo. O próximo passo que você deve fazer é colocar carvão em volta do cone. Este processo pode levar de 5 a 10 minutos para que a chama se espalhe por toda a churrasqueira.
Gostou deste artigo? O churrasco é um dos eventos sociais mais democráticos e que os brasileiros mais gostam de fazer, porque ele proporciona muita diversão e descontração para todas as pessoas presentes naquele ambiente.
Se você pretende em breve fazer um churrasco na sua casa, observe bem as principais técnicas para acender a churrasqueira que foram listadas acima e coloque em prática na hora de acender o fogo, ou então, contrate um churrasqueiro e deixe todo esse trabalho para um profissional capacitado.
No Comments